Exposição Temporária "Paisagens da Guerra" no Muse Histórico Nacional 15/3 a 20/06

Exposição Temporária da Coleção do Pintor Edoardo de Martino - Acervo do Museu Histórico Nacional


Linguagens

Exposição

Descrição Curta:
A exposição apresenta a coleção do pintor italiano Edoardo De Martino que retrata as principais batalhas navais do Brasil. Ele se estabeleceu no Brasil entre 1868 e 1875 e criou as mais famosas representações de Batalhas Navais do País, como a Guerra do Tríplice Aliança e conflitos pela Independência . A sua inauguração será dia 15/03 de 2018 às 14:30 h.

Classificação Etária: Livre

Site: http://mhn.museus.gov.br

Mais Informações: (21) 3299-0324

Museu Histórico Nacional

ver mapaocultar mapa

Diariamente de 15 de março a 29 de junho de 2018, de terça a sexta das 10:00 às 17:30 e sábados, domingos e feriados das 13:00 h às 17:00 h.

Preço: R$ 10,00

Endereço: Praça Marechal Âncora, S/N, Entre a Praça XV e o aeroporto Santos Dumont, na Orla do Conde, Centro, 20021-200, Rio de Janeiro, RJ

Descrição

A obra de De Martino ganhou grande projeção social na década de 1870, no contexto de celebração da vitória da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), em que Brasil, Argentina e Uruguai, como forças aliadas, combateram o Paraguai. Mas sua consagração artística efetivamente se deu no âmbito da Academia Imperial das Belas Artes, ao participar com sucesso da edição de 1870 da Exposição Geral de Belas Artes, com duas telas, entre elas Abordagem do Ecouraçado Barroso e do Monitor Rio Grande, da coleção do Museu Histórico Nacional.
As primeiras pinturas de Marinha de De Martino são obras de fundamental caráter histórico e artístico para o Brasil. Em 1867, encarregado por D. Pedro II de produzir registros da campanha militar brasileira no Paraguai, De Martino pintou as primeiras telas que documentam a Guerra do da Tríplice Aliança, tendo se antecipado a célebres pintores da história do Brasil como Pedro Américo e Victor Meirelles, artistas também expostos no Museu Histórico Nacional, na representação deste conflito.
O pintor tem seu primeiro contato com embarcações bélicas no cargo de militar da Marinha de Guerra do Reino das Duas Sicílias, hoje parte da Itália. Pesquisadores suspeitam que, por haver testemunhado um traumático acidente naval já em território sul-americano, De Martino abandona as funções militares e dedica-se a retratar em telas a óleo os conflitos dos quais até então participava como combatente.
Saiba mais sobre a exposição em: http://mhn.museus.gov.br/index.php/museu-historico-nacional-apresenta-batalhas-historicas-na-pintura-de-edoardo-de-martino/

Galeria

Publicado por

Cidália Ribeiro

Pretendo colaborar com este trabalho, enviando dados para a atualização e divulgação das informações do software www.museus.cultura.gov.br que nos proporciona tantas possibilidades de informações variadas, como localizar museus, dados e serviços e ainda faz o monitoramento de políticas públicas de cultura, etc.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem